quarta-feira, 9 de novembro de 2011

Lembranças

                A comida sempre foi uma forma de lembrança desde os tempos antigos. Através dela, recupera-se um momento, uma situação, um conflito ou o simples afeto familiar. É incrível como o nosso paladar pode nos lembrar de certo tempeiro, da comida da avó, do cheirinho de bolo recém saído do forno e ao mesmo tempo, nos levar a reviver certa situação, mesmo após anos de ter acontecido.
            A culinária não é só uma comida, mas uma forma de expressar através dela, sentimentos, emoções, anseios que estão guaradados no fundo da alma e compartilhar a experiência que você sente com as pessoas queridas. ela nos faz recordar momentos esquecidos em algum lugar de nossa memória, mas quando sentimos um cheiro ou provamos novamente é como se o aroma da polenta sendo 'brutolada' em cima do fogão a lenha após abrir a porta da cozinha seja revivido novamente.
              O costume de jantar ou almoçar na casa da avó, no sábado, no domingo e fazer companhia para os bons velinhos que tanto fizeram pelos seus pais e que ainda fazem por você, pelo mais simples gesto ou pelo mais humilde presente.
A mesa, que sempre foi o ponto de encontro com a família, vem perdendo a importância durante os anos, com o trabalho apressado dos pais. A falta de tempo de ir e voltar do trabalho até em casa compromete a relação entre pais e filhos e o compartilhamento das novidades e das angustias que levam ao estresse da atualidade. 
               Enfim, o nosso tempo tem várias maneiras de se lembrara das coisas, uma lembrança de quando aconteceu alguma coisa parecida que já aconteceu antes. O cheiro da comida, alguma atitude. Assim, a partir dela não vamos nos esquecer dos momentos mais simplórios e importantes da nossa vida.

Um comentário:

  1. MARINA!!!!!!!!!!!!
    EU FIZ AS COISAS ALI DE CIMA DA TURMA (OS ENDEREÇOS)PRA TI, E SE DER TEMPO EU FAÇO MAIS ALGUMA COISA!
    TO MORTA, CHAGUEI AS 22:00
    BJS

    ResponderExcluir