O tempo passa e as coisas mudam. É inevitável. O que nossos pais aprenderam com nossos avós não é mais o que aprendemos com eles hoje. Os tempos mudaram. O jeito de ver as coisas já não é mais o mesmo. Os valores não são mais fundamentais para as famílias como eram antigamente. O respeito, a dignidade, a ética e a valorização do ser e não do ter parecem desaparecidos no mundo de hoje. As pessoas não são mais as mesmas, pois as suas ambições são outras. O mundo mudou e as pessoas que vivem nele também.
O dinheiro subiu à cabeça. Todos estão em busca de uma vida melhor, alguns só se focam em enriquecer cada vez mais e outros de tanto trabalhar, já não sabem mais o que é viver. Como diz Nicolas Chamfort "Admira-se o talento, a coragem, a bondade, as grandes dedicações e as provas difíceis, mas só temos consideração pelo dinheiro", sabemos que todos admiram um ato de liberdade, alguém que devolve um pacote de dinheiro que não é seu mesmo sabendo que poderia fazer muitas coisas com ele, mas o que todos realmente têm interesse é no dinheiro.
Ter tornou-se mais importante que ser. Vemos pessoas que trabalham uma vida inteira para conquistar uma conta no banco recheada e quando a tem, sentem falta dos bons amigos para sair, trocar uma ideia, uma família para compartilhar suas aflições, medos, alegrias e ancêios. Essa parte essêncial da vida que foi trocada pelo trabalho árduro e o tempo que não foi passado aproveitando o que a vida pode lhe dar, não volta mais.
A mente das pessoas está aberta. Até demais para não saber decidir a que ponto a informação que recebem é opinião e influência da mídia e o que é importante e pode lhe servir de alguma maneira. Os meios de comunicação nos trazem 'o alimento pronto para digerir', não precisamos assim esforçar nosso cérebro para pensar e descobrir o que é relevante.
Já não esperamos mais muito das pessoas, nos acostumamos a ver um aluno mal educado, uma criança mandona, uma menina fútil e uma mãe que defende e protege o filho independente da situação. A escola não pode se responsabilizar pelo trabalho de base que deveria ser feito pela família, e mesmo assim, são poucas escolas - dentro da rede particular- que têm como valores um método de ensino.
A vida vai mostrar para essas pessoas que "se acham cheias da razão" que a sociedade não funciona assim. Ouvir, apesar de não concordar com o que está sendo dito, é a melhor maneira de aprender a mostrar para quem quiser ver que postura, paciência, sabedoria e ética fazem de você uma pessoa melhor, que todos esses valores não estão perdidos e ainda podemos fazer do mundo um lugar melhor.